ADOTE UM CÃO DE RUA: você vai se surpreender


Cães de rua são dóceis e carinhosos, às vezes muito mais do que cães de raça. A grande maioria dos cães de rua são carentes de carinho e afeto. Assim, muito pouco, ou quase nada já é suficiente para que eles se apaixonem por quem lhes dá atenção.

Cães de rua são fiéis com quem lhes dá carinho, comida, água, e principalmente lhes tira da rua. Adote um cachorro de rua. Sua vida vai mudar completamente !!!



Se você já decidiu adotar um cão de rua, parabéns.

Mas, antes, leia as diretrizes da Guarda Responsável, e converse bastante com sua família:

Antes de adotar um animal, lembre-se de que ele passará a fazer parte de sua vida por muitos anos, independente das mudanças pelas quais você passe. Ele sempre dependerá de você para protegê-lo, alimentá-lo e cuidar de sua saúde.

Como você, ele sente alegria e tristeza, dor, fome e frio. Como você ele sofre quando não recebe amor.

● O abandono nunca deve ser uma opção

O abandono acontece quando a adoção é consequência de uma decisão impulsiva, e gera muito sofrimento e dor aos animais. Por isso, é importante saber que um cão ou gato será um compromisso diário, que pode durar entre 10 e 20 anos.

● Esteja preparado para as travessuras

Seus móveis, carpetes e tudo o que possa ser roído, rasgado ou molhado poderão ser alvos de travessuras. Para evitar surpresas desagradáveis, planeje o ambiente em que o animal ficará e, especialmente no caso de cães, disponha de tempo para passeios e brincadeiras. Acima de tudo, mantenha sempre o bom humor.

● Os animais precisam de espaço

Dê ao animal um lar, não uma prisão. Ofereça acomodações seguras e compatíveis com a sua espécie e porte. Também não prenda seu amigo em correntes. Não o machuque e nunca bata nele, nem mesmo sob o pretexto de educá-lo.

● Ter animais gera custos financeiros

Eles precisam de ração de boa qualidade, cuidados com a higiene e saúde, visitas regulares ao veterinário para vacinação, desverminação e tratamento de eventuais doenças que possam surgir. O ambiente onde vive o animal também deverá ser limpo, para evitar a proliferação de pulgas, carrapatos e moscas.

● Esterilização é um ato de amor

Evite crias indesejadas e com futuro incerto esterilizando seu animal. Ele não perderá a sua personalidade, tampouco as capacidades existentes antes da esterilização como guarda, aptidão para exercícios, etc. Consulte um veterinário sobre o assunto.


Abaixo listamos alguns sites e organizações onde você pode se cadastrar para ser um adotante.

Faça também uma procura nos sistemas de busca pela sua cidade, pois em todas as cidades existem pessoas que recolhem cães de rua para posterior tratmento e adoção.

http://www.bichoderua.org.br

http://www.caosemdono.com.br/



Interaja conosco pelo Facebook, e ajude-nos a aumentar esta rede de adotantes:
Dicas de cuidados          :          Plantas medicinais        :          Artigos          :        Doenças        :        Adoções        :          Contate-nos
• ©2012www.NossosAmigos.com.br •
Nosso eterno mascote 'Peludo'
Atelier Crisfios